Você está em

Você está em

Navegar na internet | Dicas de como ter mais segurança

por | fev 3, 2021

Saiba como navegar na internet com mais segurança

Nos dias de hoje, a internet se transformou numa ferramenta quase que indispensável no dia-a-dia das pessoas. É praticamente impossível imaginar como estaria nosso cotidiano sem podermos navegar na internet e desfrutar da praticidade e dos benefícios que ela nos proporciona.

Como toda tecnologia, inúmeras vantagens existem de um lado, mas de outro, diversos riscos nos quais demandam muita atenção para a garantia de plena segurança na internet.

Mas quais são esses perigos?

São inúmeros. Desde conteúdos impróprios e pessoas mal intencionadas, até invasão de privacidade, é preciso estar ciente que tudo que se faz ao navegar na internet

  • Conteúdos ofensivos, impróprios, criminosos ou violentos;
  • Contato com pessoas mal intencionadas, que podem aplicar golpes, roubar informações, hackear contas, bancos, senhas;
  • Exposição e vazamento de conteúdos, fotos, vídeos, informações etc.;
  • Plágio e violação de direitos autorais.

Essas são apenas algumas das ameaças, mas existem muitas outras que o usuário deve se atentar. Por isso, vamos dar algumas dicas de como se proteger ao navegar na internet. A fim de garantir mais segurança ao navegar na internet e orientar os usuários a terem uma experiencia positiva no meio online existem algumas dicas que são fundamentais a serem seguidas:

Ter um bom antivírus instalado e atualizado no computador:

Uma das dicas mais básicas de prevenção e segurança na internet. O antivírus é um software capaz de detectar, impedir e remover vírus, malwares, links maliciosos, entre outros problemas encontrados ao navegar na internet. É imprescindível fazer a instalação de programas de qualidade para auxiliar na segurança do seu computador, telefone celular, tablet etc.

Ao navegar na internet procure sites com domínio seguro (https):

Sites com o termo “https” no endereço possuem o Certificado SSL (Secure Sockets Layer) garantem a segurança do servidor, sendo protegido com um certificado criptografado que impede que dados e informações sejam capturados, sustentando a segurança na internet.

Tome cuidado com compras online, anúncios e promoções suspeitas:

Navegar na internet tornou-se muito mais que entretenimento. O e-commerce teve grande ascensão e muitas pessoas mal intencionadas acabam criando sites e anúncios falsos a fim de aplicar golpes nos consumidores. Sempre procure saber a procedência do site, a reputação da loja, informações sobre a empresa, CNPJ, formas de contato, garantia de forma de pagamento segura e, principalmente, comentários de pessoas que já compraram no local. Além disso, esteja atento a promoções muito exageradas quando navegar na internet, principalmente a preços muito abaixo da média.

Atenção aos e-mails:

O e-mail é um dos locais mais utilizados para aplicação de golpes, envio de SPAM, mensagens falsas etc. Portanto, tome cuidado ao abrir e-mails com endereços desconhecidos, pedindo informações cadastrais, atualização de dados, entre outros.

Não instale softwares ou faça downloads de arquivos em sites piratas:

Ao navegar na internet encontramos muitos sites duvidosos que oferecem links de download de softwares, programas e aplicativos. Muitos desses conteúdos podem conter vírus que irão danificar seu dispositivo. Para evitar, utilize apenas sites de confiança e conhecidos para baixar esse tipo de material.

Seja cauteloso ao utilizar redes públicas de Wi-Fi:

Atualmente, a maioria dos estabelecimentos oferece internet via Wi-Fi de forma gratuita. Como é de uso coletivo, a segurança na internet acaba não sendo afirmada como em redes privadas. Assim, evite acessar e compartilhar dados pessoais ao navegar na internet com esse tipo de conexão.

Cuidados extras com as redes sociais:

Além de cuidados ao navegar na internet como um todo, sabemos que as plataformas mais utilizadas atualmente são as redes sociais, e essas devem ter cuidado redobrado, já que são públicas, de fácil acesso, onde as pessoas publicam boa parte do que acontece em seu dia-a-dia. Qualquer um pode se passar por outras pessoas, aplicar golpes, usufruindo da falsa sensação de anonimato para praticar crimes.

As dicas para segurança na internet ao fazer uso das redes sociais são tomar cuidado com perfis que aparentem ser falsos ou de estranhos, não publicar informações pessoais, evitar clicar em links suspeitos, tomar cuidado com compras direto de usuários e procurar apurar todas as informações que se vê, a fim de não disseminar notícias falsas.

Garantia de mais segurança na hora de navegar na internet

Em 2020 entrou em vigor a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Essa norma tem o objetivo de proteger os direitos de privacidade dos usuários em relação aos seus dados, regularizando a coleta de informação pelas empresas no ambiente digital ao navegar na internet, e também fora dele.

Com as novas regras, as pessoas estarão cientes sobre como seus dados são utilizados e para que finalidade, inclusive tendo autonomia para consentir ou não com essa coleta. Ou seja, serve para deixar transparente a relação entre usuário e empresa e trazer mais segurança na internet.

Além das leis, uma das formas de certificar sua segurança na internet é utilizar a fibra óptica. Além do ótimo custo-benefício que esse serviço proporciona através das empresas de internet de fibra óptica, esta é uma tecnologia de que garante a melhoria da transmissão dos dados, que acontece, não apenas de forma mais rápida e sem ruídos, mas sem a perda de informação e com maior dificuldade de desvio, garantindo a privacidade.

Agora você já sabe que precauções tomar para navegar na internet com o máximo de segurança e evitar qualquer tipo de problema, contate a empresa de internet de fibra óptica Speed Fiber para prover a melhor estabilidade e qualidade nos serviços.

Outras Postagens

Como a internet pode aproximar pessoas em tempos de isolamento

Como a internet pode aproximar pessoas em tempos de isolamento

A tecnologia aproxima as pessoas realmente? A pandemia da Covid-19 nos obrigou a ficar separados uns dos outros. O isolamento social se fez mais que necessário para proteger a nós mesmos e às pessoas ao nosso redor. Apesar desse momento difícil, contamos com a ajuda...

ler mais
× Assine por WhatsApp

Nova central de atendimento
telefônico:

(27) 3205-3333