Você está em

Você está em

Problemas de conexão da internet | Entenda o que pode ser

por | fev 26, 2021

Por que minha internet está com problemas?

Existem diversas causas que podem estar interferindo na conexão da internet. Problemas em cabos, equipamentos, softwares, interferências, e inclusive instabilidades no provedor. A falta de conexão da internet é algo muito estressante e que muitos não sabem é que os motivos podem ser muito simples e com soluções rápidas como a troca de cabos, por exemplo, podem ser resolvidas.

Mas afinal, quais as principais causas dos problemas e como melhorar a conexão da internet?

O que causa a má conexão da internet?

  • Cabos

São diversos os tipos de cabos usados para conexão da internet. Porém, é comum com o passar do tempo se quebrarem, ou estar com mal contato, desconectados, ou até mesmo danificados, por causa de dobramentos interferindo diretamente na qualidade ou queda do sinal.

Por isso, é importante verificar se tudo está conectado. Se estiver, o problema pode ser na qualidade dos cabos.

  • Modem ou receptor Wi-Fi

O modem é o dispositivo onde é feita a conexão física da rede e leva a internet para a casa. Esse aparelho pode travar por interferências, sobrecarga ou quedas de luz, interrompendo o recebimento da internet. A recomendação é tentar desligar e ligar o modem após aproximadamente 30 segundos para ver se o problema é resolvido.

Já o roteador Wi-Fi. distribui a internet e os dispositivos e, basicamente, é o mesmo problema dos modems, reiniciá-lo é uma boa alternativa para tentar melhorar a conexão da internet.

  • Equipamentos antigos

Os equipamentos de conexão como os cabos, modem ou roteador podem estar velhos e danificados pelo tempo, o que pode causar problema no recebimento do sinal da internet.

Outros problemas que geralmente também prejudicam os aparelhos que podemos citar são as descargas elétricas, quedas repentinas de energia, temperaturas elevadas, poeira acumulada, entre outras situações.

  • Algumas causas de conexões lentas

Muitas vezes, a conexão da internet está funcionando, mas está muito lenta e esse problema pode ser ocasionado por diversos fatores, como alta quantidade de acessos no mesmo horário; falta de banda larga, muitos dispositivos estejam conectados simultaneamente a uma mesma rede; interferências de equipamentos próximos do roteador, como geladeiras, micro-ondas, lâmpadas, telefones sem fio; ou pode ser que existam pessoas usando sua conexão da internet, por isso verifique a segurança e considere redefinir a senha para uma mais forte.

Como melhorar a conexão da Internet

Existem algumas soluções rápidas e práticas de como melhorar a conexão da internet que podem ser úteis para reestabelecer a estabilidade da rede.

  • Verifique se o Wi-Fi está conectado

As vezes, o problema da conexão da internet pode ser muito simples. O roteador possa estar desligado, por exemplo, ou o aparelho ter desconectado da sua rede. Portanto, verifique o nome da rede e a senha para ver se algo foi alterado.

  • Conecte um cabo Ethernet

O cabo LAN, ou Ethernet, conecta-se em equipamentos como aparelhos roteadores e modems. Caso possua este cabo, é possível utilizá-lo para descobrir se o problema está no Wi-Fi ou na internet em geral. É só conectar o cabo diretamente no notebook e ver se funciona.

Se funcionar, o problema pode ser no aparelho de Wi-Fi ou em aparelhos que estão causando interferências. Se não, o problema é própria internet, nos cabos ou equipamentos.

  • Verifique a placa de rede do seu computador

O sistema operacional do computador possui uma função de verificação de diagnóstico de rede. Quando a internet não funciona, é possível observar se o problema é na placa de rede ou no receptor Wi-Fi.

  • Faça atualizações

É importante manter qualquer tecnologia atualizada. Portanto, uma forma de como melhorar a conexão da internet é manter antivírus, softwares, navegador, roteador e modem atualizados, a fim de remover qualquer problema que esteja causando lentidão e instabilidade.

  • Troque os equipamentos

Os equipamentos, como roteadores, modems e cabos devem estar em bom estado para comportar as velocidades de seu plano de conexão da internet. É recomendado que se renove o roteador a cada dois anos. Esses dispositivos precisam ser substituídos, especialmente porque novas tecnologias surgem a todo momento e novos procedimentos de conexões são instaurados.  

  • Verifique a banda larga

Quando muitos dispositivos estão conectados ao mesmo tempo, a banda larga precisa se distribuir para todos eles, e muitas vezes ela não é suficiente, o que interfere na conexão da internet.

A solução de como melhorar a conexão da internet nesse caso é desconectar os dispositivos que não estão sendo usados para liberar banda larga, ou, procurar uma operadora de planos de internet para contratar pacotes mais rápidos, que comporte conexões simultâneas.

  • Contate seu provedor de internet

É importante testar as possíveis soluções antes de contatar a operadora de planos de internet, mas se nada funcionar, a melhor saída é buscar ajuda técnica. Os provedores de internet possuem todas as informações sobre as redes e contam com pessoas especializadas para atender os clientes e solucionar problemas.

Muitas vezes a queda de conexão da internet ocorreu no próprio operador e eles irão verificar quais locais foram atingidos, e trabalhar para reestabelecer a rede, ou, se for um problema único, irão buscar formas de como melhorar a conexão da internet o mais rápido possível.

Outras Postagens

Como a internet pode aproximar pessoas em tempos de isolamento

Como a internet pode aproximar pessoas em tempos de isolamento

A tecnologia aproxima as pessoas realmente? A pandemia da Covid-19 nos obrigou a ficar separados uns dos outros. O isolamento social se fez mais que necessário para proteger a nós mesmos e às pessoas ao nosso redor. Apesar desse momento difícil, contamos com a ajuda...

ler mais
× Assine por WhatsApp

Nova central de atendimento
telefônico:

(27) 3205-3333