Você está em

Você está em

Riscos de compartilhar a internet | Veja quais são e a importância de evitar tal atitude

Riscos de compartilhar a internet | Veja quais são e a importância de evitar tal atitude

por | mar 15, 2021

É seguro compartilhar a internet?

Compartilhar a internet com vizinhos, amigos e familiares pode ser um ato de gentileza e amizade, mas as vezes pode trazer problemas inesperados.

Quando diversas pessoas, além dos membros da própria residência, usam diariamente uma mesma conexão de internet de fibra óptica, essa rede pode ser significativamente comprometida por uma série de questões, que vão desde uma queda no desempenho, pela sobrecarga de dispositivos conectados, até problemas legais, como envolvimentos em crimes cibernéticos.

Por isso, compartilhar a internet não é algo tão inofensivo como parece, mesmo que exista confiança entre as partes, você não terá controle sobre o que as pessoas estão fazendo online, e isso pode trazer inúmeras consequências para o dono da rede.

A internet de fibra óptica oferecida por uma operadora de planos de internet no ES proporciona uma segurança maior com relação a privacidade dos dados, por causa de sua estrutura. Entretanto, toda essa segurança acaba se perdendo ao compartilhar a internet com terceiros, pois sua rede fica totalmente vulnerável e aberta para essas pessoas.

Confira os principais problemas e riscos de se compartilhar a internet.

Quais são os riscos de compartilhar a internet?

Existem várias consequências que podem surgir por compartilhar a internet com os vizinhos. Podem ser coisas mais simples, fáceis de serem resolvidas, ou até mesmo graves, que entram na esfera judicial.

Prejudica a velocidade

Compartilhar a internet pode diminuir o desempenho da rede, por causa do número de dispositivos usando ao mesmo tempo.

Especialmente se considerarmos o uso que cada pessoa faz da internet. Ações simples como mandar e-mail, ou mexer em redes sociais podem não prejudicar tanto, mas assistir vídeos, jogar, ver filmes em plataformas de streaming, fazer downloads de softwares ou arquivos pesados, requerem mais do uso da banda larga.

Além disso, os planos de internet de fibra óptica possuem limites determinados, ou seja, quanto mais pessoas estiverem usando sua rede, mais dividida ela ficará, ocasionando em quedas constantes e lentidão.

Problemas de segurança

Compartilhar a internet com outras pessoas compromete a segurança da rede, já que os dispositivos estão interligados. Dessa forma, suas informações ficam vulneráveis.

As pessoas conseguem invadir a rede, roubar de dados, senhas, informações confidenciais, ver o que as outras estão fazendo e acessando.

Quando se opta pela internet de fibra óptica de uma operadora de planos de internet no RJ, segurança e privacidade são mais garantidos, já que esse tipo de estrutura é muito mais difícil de ser acessado por terceiros.

Porém, ao compartilhar a internet, estamos deixando nossa rede livre para quem a acessa, e essa segurança se perde. Mesmo que você ache que a pessoa seja de confiança, é melhor evitar para não ter problemas futuros.

Contrato com a empresa de internet não permite

Muitas das empresas provedoras de internet de fibra óptica colocam no contrato que o ato de compartilhar a internet não é permitido, estando sujeito a multas e até cancelamento por causa de quebra de contrato. É importante ler as cláusulas com atenção para evitar esse tipo de problema.

Consequências legais

O fato de alguém usar a internet do vizinho não caracteriza crime, a não ser que o dono não tenha conhecimento desse uso. Por outro lado, a tipificação de crime pode ocorrer para o dono da rede, caso este decida cobrar uma taxa extra por compartilhar a internet com terceiros, o que configura atividades clandestinas de telecomunicação.

Outro problema legal é em relação a seu nome como contratante. Todo computador conectado a uma rede possui um número identificador, chamado de IP, pelo qual é possível pode enviar e receber dados na internet.

Portanto, se alguém cometer qualquer crime cibernético, como compartilhamento de pedofilia, golpes, pirataria, vazamento de dados, práticas de hacker ou fraude bancária, por exemplo, o IP do dono da rede é que será identificado, e ele pode ser responsabilizado pelo crime.

Tome cuidado com sua rede

Compartilhar a internet é algo sério que pode trazer consequências inesperadas. O dono da internet acaba ficando vulnerável, a velocidade cai, e você pode acabar sendo investigado e responsabilizado por crimes que não cometeu.

Estamos falando de entregar sua senha para outras pessoas, mas o mesmo vale para o uso de Wi-Fi aberto. Nesses casos, sua rede acaba ficando ainda mais exposta, pois está livre para ser usada por qualquer pessoa próxima a residência.

Caso você tenha senha e perceba uma queda frequente no desempenho, é possível que estejam usando sua internet sem seu consentimento, o que é configurado crime. Nesses casos, mude a senha imediatamente.

Assim, para evitar esses problemas, é importante ter uma conexão segura e individual. O uso de senha e criptografia é feito justamente para manter a segurança e privacidade dos usuários, portanto é indispensável. Para isso, crie senhas fortes, com números, letras e caracteres especiais, evitando compartilhar a internet e usar a mesma senha em outros serviços.

Outra dica para aumentar a segurança é instalar uma rede de internet de fibra óptica de uma operadora de planos de internet no ES. Essa estrutura transmite os dados e informações por luz, dificultando os ataques de hackers.

Além disso, existem aplicativos capazes de identificar conexões estranhas na sua rede e, inclusive, roteadores com recursos para convidados, que cria um sinal alternativo para evitar compartilhar a internet principal.

Portanto, é melhor se prevenir e evitar compartilhar a internet mesmo que haja confiança, e sempre se atentar a segurança de sua rede. Seus dados são importantíssimos e ter privacidade no ambiente online é garantido por lei.

Outras Postagens

Como a internet pode aproximar pessoas em tempos de isolamento

Como a internet pode aproximar pessoas em tempos de isolamento

A tecnologia aproxima as pessoas realmente? A pandemia da Covid-19 nos obrigou a ficar separados uns dos outros. O isolamento social se fez mais que necessário para proteger a nós mesmos e às pessoas ao nosso redor. Apesar desse momento difícil, contamos com a ajuda...

ler mais
× Assine por WhatsApp

Nova central de atendimento
telefônico:

(27) 3205-3333