Você está em

Você está em

Tipos de roteadores | Conheça os modelos e saiba como escolher o ideal

Tipos de roteadores | Conheça os modelos e saiba como escolher o ideal

por | mar 31, 2021

Como funcionam os roteadores?

O roteador é um aparelho usado para conexão de internet, proporcionando o compartilhamento de informações de rede. Esses equipamentos possuem características especificas e potências diferentes, portanto é necessário avaliar os tipos de roteadores para escolher o ideal para sua necessidade.

Além de distribuir a rede, o roteador busca rotas mais curtas e menos congestionadas para enviar e receber dados, a fim de priorizar uma conexão mais rápida. Por isso, cada um dos tipos de roteadores tem uma função destinada para usos distintos, dependendo da quantidade de pessoas que irão usar, do tamanho do local, e das atividades dos usuários na rede.

Os tipos de roteadores mais atuais conectam o cabo da banda larga de uma operadora de planos de internet no ES, uma antena e mais quatro saídas de cabos para computadores. Isso garante uma conectividade com qualidade e a distribuição entre os dispositivos com o melhor despenho possível.

Existem diversos modelos disponíveis no mercado, por isso é importante saber qual o melhor tipo de roteador para você.

Conheça os tipos de roteadores

Roteador simples

O roteador simples é um dos tipos de roteadores mais básicos. Ele apenas distribui o sinal de banda larga, e é recomendado para pessoas e residências que não requerem muito da internet, com poucos aparelhos conectados e pouca cobertura de sinal.

Por ser o mais simples, é um dos tipos de roteadores mais baratos encontrados. Entretanto, é preciso verificar se sua internet comporta o uso desses aparelhos básicos.

Atualmente, a internet de fibra óptica é a principal opção oferecida por uma operadora de planos de internet no RJ, e roteadores simples podem apresentar problemas em transmitir esse sinal, principalmente se forem modelos antigos.

Nesse caso, é preciso analisar qual o melhor tipo de roteador para sua internet.

Roteador dual band

Todos os tipos de roteadores utilizam a frequência de 2.4 GHz. É a mais comum, e diversos modelos trabalham com apenas essa frequência, o que acaba causando interferências, pois outros aparelhos da casa usam a mesma frequência, como telefones sem fio ou micro-ondas.

Roteadores mais atuais estão passando a usar duas bandas (dual band), nas frequências 2.4 GHz e 5 GHz. A frequência adicional garante uma velocidade muito maior a rede, e com um limite superior.

Por isso, para quem precisa de uma rede mais estável e com mais qualidade e para lugares com muitos dispositivos, os tipos de roteadores dual band fazem o melhor trabalho.

Entretanto, é necessário atentar-se a uma desvantagem: quanto mais alta a frequência do sinal, menor será o seu alcance.

Ou seja, roteadores dual band têm um alcance menor e mais dificuldade de atravessar obstáculos, então recomenda-se o uso dos dispositivos mais perto deles.

Além disso, é preciso saber se seus equipamentos são compatíveis com a rede. Eles devem operar no Wi-Fi 802.11ac, caso contrário só irão se conectar com redes de Wi-Fi de 2,4 GHz.

Roteador Gigabit

Os tipos de roteadores gigabit são usados para conexões de qualidade via cabo Ethernet. Os usuários que tem planos de internet de alta velocidade e fazem uso do cabo para certas situações, necessitam de aparelhos mais potentes que comportem o funcionamento da rede, portanto os roteadores com porta Gigabit garantem uma maior troca de dados e estabilidade no sinal.

Ethernet é o padrão de conexão de redes cabeadas em roteadores. O Gigabit Ethernet é um padrão de rede que garante velocidades de até 1 Gb/s, diferentemente da conexão Fast Ethernet, que aceita apenas até 100Mpbs.

As portas Gigabit se tornaram bem mais comuns. Como se trata de conexões cabeadas, esses tipos de roteadores são usados para garantir mais desempenho para jogar jogos ou usar desktop, pois a conexão fica mais rápida e estável, sem congestionamento das redes Wi-Fi.

Outros tipos de roteadores

Existem outros inúmeros modelos, portanto qual o melhor tipo de roteador irá depender do uso que se faz dele. Alguns dos mais comuns são:

  • Tri-band: possui uma banda 2GHz e duas 5 GHz, que reduz as interferências;
  • Multiantena: usam duas ou mais antenas para melhorar a distribuição entre muitos dispositivos;
  • “Sem antena”: na verdade, possui antenas internas, portanto seu desempenho é menor. Muito usado para fins estéticos, é ideal para locais que requerem menos da rede;
  • Mesh: são mais potentes e estão sendo muito usados em empresas e residências que utilizam muitos aparelhos inteligentes;
  • Access point: dispositivo que permite criar uma rede sem fio numa rede cabeada.

Como escolher os melhores tipos de roteadores?

Há diversas especificações que irão determinar qual o melhor tipo de roteador, então é necessário analisar certos pontos:

Velocidade de transmissão de dados

A velocidade da rede é determinada pelo pacote de dados contratado em uma operadora de planos de internet no ES. Já a velocidade com que os dados são transmitidos aos dispositivos dependem de padrões dos tipos de roteadores. Quanto mais veloz for o roteador, mais rápido serão os downloads, uploads, jogos, streamings etc.

Quantidade de dispositivos

Para definir qual o melhor tipo de roteador, é importante verificar quantos dispositivos serão usados naquela rede. Se houverem muitas conexões simultâneas, é preciso optar por um roteador mais veloz.

Instalação na residência

Paredes, tetos e móveis grandes podem atrapalhar a transmissão do sinal pela casa. Por isso é importante analisar o local onde ele será instalado, colocar em um lugar centralizado da casa, ou procurar tipos de roteadores mais potente, para o sinal se espalhar melhor.

Agora que você já sabe as dicas para escolher qual o melhor tipo de roteador para suas necessidades, procure a Speed Fiber, uma operadora de planos de internet no RJ e no ES que oferece os melhores pacotes, com máxima qualidade e velocidade.

Outras Postagens

Como a internet pode aproximar pessoas em tempos de isolamento

Como a internet pode aproximar pessoas em tempos de isolamento

A tecnologia aproxima as pessoas realmente? A pandemia da Covid-19 nos obrigou a ficar separados uns dos outros. O isolamento social se fez mais que necessário para proteger a nós mesmos e às pessoas ao nosso redor. Apesar desse momento difícil, contamos com a ajuda...

ler mais
× Assine por WhatsApp

Nova central de atendimento
telefônico:

(27) 3205-3333