Você está em

Você está em

Vantagens da fibra óptica | Veja quais são as principais delas

por | fev 3, 2021

O que é fibra óptica

Com a evolução da tecnologia, muitas alternativas mais avançadas começam a surgir a todo momento. A partir da necessidade de um tráfego de comunicação mais rápido e de qualidade é que surge a fibra óptica.

A fibra óptica nada mais é do que um filamento tão fino quanto um fio de cabelo humano, flexível, feito de vidro ultrapuro, plástico ou outro isolante elétrico, que veio para substituir os cabos feitos de fios de cobre, garantindo aumento de velocidade na transmissão de informações nas telecomunicações.

Esse tipo de cabo consegue transmitir, em média, 109 a 1010 bits por segundo, o que significa uma velocidade de cerca de 40Gbps. Ou seja, a fibra óptica é capaz de levar bilhões de bits de dados em grandes distancias com mais rapidez e qualidade.

Por essas e outras vantagens, a internet de fibra vem sendo adotada cada vez mais e as empresas de internet de fibra óptica recebendo altas demandas.

Principais usos e diferenciais da Fibra Óptica

A tecnologia da fibra óptica é utilizada para infraestrutura em diversos setores, pois melhora o desempenho e a precisão dos sistemas. Dentre eles, temos usos na medicina, na física, na obtenção de imagens, e claro, na telecomunicação, usado na transmissão de dados de internet, telefone, televisão, redes, rádio etc.

Atualmente, com novos cenários da tecnologia, surge a necessidade de uma conexão de maior qualidade. A popularização dos serviços de streaming, o home office, videoconferências, entretenimento. Existe uma gama de coisas que demandam internet melhor e as pessoas precisam cada vez mais de alternativas de baixo custo e maior capacidade.

A fibra óptica veio justamente para isso. Através dela, uma empresa de internet de fibra óptica pode oferecer velocidades medias em torno de 50 e 100 Mbs.

Uma curiosidade que exemplifica a capacidade desse tipo de cabo é que um par de fibras ópticas consegue transportar 2,5 milhões de chamadas telefônicas de uma só vez. Para um fio de cobre conseguir atingir esse volume de dados, seria necessário que ele tivesse um diâmetro de seis metros, com consumos gigantescos de energia.

Quais as principais vantagens da Internet de Fibra Óptica

Esse tipo de tecnologia carrega consigo inúmeras vantagens quando falamos de internet, deixando as conexões altamente superiores.

Velocidade na transmissão de dados:

A velocidade de transmissão na fibra óptica é muito mais rápida. Basicamente, o sinal é transformado em luz, que é refletida dentro da fibra, garantindo um envio de dados maior. Assim, a internet fica estável, veloz e garante qualidade em todas as atividades como fazer downloads, carregar páginas, vídeo chamadas etc.  

Segurança:

A fibra óptica possui um caráter dielétrico, ou seja, a propagação de luz nesse material não sofre interferência por ondas eletromagnéticas externas. Isso significa uma transmissão de dados é limpa, sem ruídos elétricos e sem problema de perda de informação. Por este motivo também, é extremamente difícil que o sinal se desvie, o que garante alta privacidade.

Mais qualidade a maiores distancias:

Um dos problemas da banda larga tradicional é a diminuição do sinal quando nos afastamos do provedor da internet. Com a tecnologia de fibra óptica, é possível desfrutar da qualidade do sinal em distancias bem maiores.

Baixo custo:

Esse tipo de cabo é mais barato que os fios de cobre. Isso por que a matéria prima, a sílica, é um material básico para a indústria de vidro, cerâmicas, construção, e é muito abundante, tornando o custo de produção bem menor, barateando também o serviço de empresa de internet de fibra óptica.

Dimensões reduzidas:

Uma das principais vantagens da internet de fibra. Isso porque seus cabos são menores, comparados aos de cobre que necessitam de condutores maiores, além de serem mais flexíveis, o que facilita a instalação e a manutenção pela empresa de internet de fibra óptica.

Acessibilidade:

Depois de tantas vantagens em relação as infraestruturas de internet comuns, pode parecer que a internet de fibra óptica é extremamente cara e para poucos. Mas isso não é verdade. Quando a tecnologia surgiu ela demandava um custo de instalação bem maior, o que deixava o preço final maior. Entretanto, seu uso se popularizou e a empresa de internet de fibra óptica passou a ter um aumento da demanda, o que deixou os planos extremamente acessíveis, com um ótimo custo benefício.

Portanto, é essencial procurar uma empresa de internet de fibra óptica que proporcione qualidade, tanto nos materiais utilizados, quanto no processo de instalação e manutenção do serviço, e claro, planos acessíveis. A Speed Fiber proporciona o melhor custo benefício, com excelência, estabilidade e segurança.

Outras Postagens

Como a internet pode aproximar pessoas em tempos de isolamento

Como a internet pode aproximar pessoas em tempos de isolamento

A tecnologia aproxima as pessoas realmente? A pandemia da Covid-19 nos obrigou a ficar separados uns dos outros. O isolamento social se fez mais que necessário para proteger a nós mesmos e às pessoas ao nosso redor. Apesar desse momento difícil, contamos com a ajuda...

ler mais
× Assine por WhatsApp

Nova central de atendimento
telefônico:

(27) 3205-3333